segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Batalha dos Videogames Parte I

Desde que me entendo por gente e que jogo videogame, sempre presenciei uma guerra que começou no início dos anos 80. Essa guerra era e ainda é travada das mais diversas formas, entre as empresas com forte propaganda e sua busca de melhoria de tecnologia, além é claro de mais usuários. Além disso, os próprios usuários acabam vestindo a camisa das empresas e guerreiam entre si. Pessoalmente, tenho a mente aberta e não me apego à ninguém, e sempre saio ganhando com isso.

Nesse primeiro post, quero falar sobre uma guerra que começou quando eu estava na casa dos 5 anos de idade, quando ganhei meu primeiro videogame, o Odyssey². Recém lançado no Brasil, meu pai trouxe o mesmo da Zona Franca de Manaus em 1983. Fabricado pela Magnavox, foi trazido ao nosso país pela Philips e semeou um certo sucesso, porém foi ofuscado pelo grande Atari.

Minha infância!

Essa beleza da foto me fez feliz por muito tempo, na verdade, minhas irmãs também curtiram bastante. Só quem não gostava muito era a minha mãe porque acreditava que o videogame estragava a televisão. E ela não estava errada, já que as imagens estáticas da época, prejudicavam bastante as TVs de tubo. 

O Odyssey² vinha com um cartucho de fábrica, onde o mesmo trazia três jogos diferentes.  O Odyssey² trazia um teclado, o que permitia possibilidades de jogos diferentes do Atari 2600.  Possuía dois controles quadrados e com apenas um botão. Naquele tempo não pensavam muito em ergonomia. Graficamente, os jogos eram comparáveis ao Atari, mas o Odyssey² não conseguiu fazer tanto sucesso quanto o seu rival.

Didi na mina encantada


Simplesmente fantástico!

A grande vantagem de ter a Philips distribuindo o videogame no Brasil era que seus jogos e respectivos manuais vinham em português. Eu lembro de títulos célebres como "Didi na minha encatada", "O Senhor das Trevas", "Macacos me mordam" e "Duelo no velho oeste". Todos eram jogos fantásticos e que garantiam a diversão por muitas horas.


Manual do Senhor das Trevas!

O "Space Invaders" do Odyssey


Gastei um bom tempo nesse videogame maravilhoso e morria de raiva porque minha irmã mais velha jogava bem melhor do que eu. Meu Odyseey foi para a assistência algumas vezes e depois teve que ir para o lixo. Grande pena eu ter sido um menino desleixado.

Fim da primeira parte. Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!