sábado, 8 de outubro de 2011

Revista de Videogame, parte de nossa história!

Essa semana fiz algo que não fazia há muito tempo. Comprar uma revista de videogame. Depois da popularização da Internet, ir numa banca de revista comprar a edição do mês se tornou praticamente impossível. Na internet temos a informação a qualquer hora, da maneira mais rápida possível. Quando as revistas saem nas bancas, a notícia que ele traz, praticamente já se tornou velha, certo? Nem sempre!

Na década de 90, as revistas de videogame faziam o maior sucesso, visto que traziam as novidades que demoraríamos pra ver aqui no Brasil, além é claro dos macetes secretos para que pudéssemos zerar aquele jogo mais difícil. Lembro de algumas revistas que eram sucesso na época e que desapareçam subtamente.

As grandes revistas da época eram a Videogame a Ação Games, em edições mensais que traziam os jogos das mais diversas plataformas. Pessoalmente eu adorava a Videogame porque era mais parcial e sempre trazia um desenho de humor que cobria uma página inteira em cada edição, abordando personagens de games e de desenhos que eram sucesso na época. A Ação Games de certa forma começou a ficar tendenciosa, priorizando os jogos da Sega, talvez por um forte patrocínio da TecToy, não sei!


Detalhe para Barrichello jogando Super Mônaco GP para Mega Drive

Com o passar do tempo, a Videogame desapareceu, não lembro se teve problemas por causa do seu nome, e a Ação Games teve uma séria concorrência com as Super Game(especializada na Sega)  e a Game Power (especializada em Nintendo), que se fundiram e formaram a Super Game Power(onde abrangia todas as plataformas).


Revista Videogame. Todos os golpes de Streets of Rage 2!

Com o crescimento da Internet, as revistas ficaram ameaçadas e praticamente desapareceram nos anos 2000.

Porém, a grande querida na minha época, era a Electronic Gaming Monthly, revista americana, bem grossa, cheia de páginas recheadas de novidades, mas que era cara e e difícil de encontrar aqui no Brasil. Ter aquela revista em mãos nos tornava mais importantes, nos fazia sentir um pouco do gosto de ter as novidades recém lançadas em nossas mãos! Suas atividades foram encerradas em 2009, depois de quase 20 anos no mercado!

Eletronic Gaming Monthly de maio de 1993


A única das grandes revistas dos anos 90 que ainda temos hoje aqui no Brasil é a Nintendo World, que fundada em 1998, continua atraindo fãs.Foi a revista que eu comprei essa semana e fiquei muito satisfeito. Ainda rola coisas que rolava na época áurea das revistas. A interatividade com os leitores com a publicação de suas cartas, promoções e outros detalhes que sempre me fizeram consumir esse tipo de revista.

Nintendo World, resistindo até hoje!


Comentem!

3 comentários:

  1. Caraaaca, eu tinha essa edição da Nintendo World!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito bom o post. Mor saudade da minha coleção da Videogame completinha. Na época eu odiava a Ação Games porque os detonados era pouco detalhados. Cara, tenho um blog iniciante e estamos a procura de colaboradores, você não tem interesse em entrar pra equipe? Nosso site é www.gamesfortheweekend.com se tiver interesse em uma parceria, nos envie um email para gamesfortheweekend@gmail.com Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Até hoje tenho a primeira Videogames e a primeira Nintendo World

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!