quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Batalha dos Videogames Parte II

Hoje iremos falar de um grande ícone dos anos 80. O Atrai 2600, mais conhecido apenas como Atari. Presente na mente de muita gente até os dias de hoje, o Atari representou um fenômeno de popularização dos videogames. Com diversos títulos, marketing forte em todos os veículos de comunicação, o sucesso do Atari refletia o desejo do consumidor de ter seu próprio fliperama dentro de casa. Com um design "quadrado", feito em plástico e madeira, o Atari combinava com os aparelhos de TV da época, com um forte apelo visual para ser um item usado na sala de estar.

Atari 2600


A gama de jogos, agradava à gregos e troianos, pois a diferença dos generos conseguia atingir um número maior de usuários. Tinha até "jogos proibidos" em que simulavam relações sexuais. Definitivamente não era brinquedo apenas para crianças.

X-man. Não era jogo sobre os mutantes e sim um jogo adulto.

Podemos destacar vários jogos do Atari, dentre eles Pacman, Enduro, Moonpatroll, River Raid Pitfall e Decathlon, conhecido como o "detonador de joysticks".

Enduro,uma lenda da Activision
Pitfall

River Raid

A Activision, conhecida hoje por títulos como Call of Duty e Guitar Hero, dominava os grandes lançamentos da época do Atari.


Aliado à grande quantidade de games, o que ajudou o grande sucesso do Atari foi a pirataria, ou diríamos "copia não autorizada", tanto de consoles quanto de jogos. Havia uma quantidade enorme de fabricantes que lançaram videogames compatíveis com os cartuchos do Atari 2600. A CCE, a Dactar, a Myanmar e claro, a Dynavision, empresas que fizeram muito sucesso no Brasil, ajudaram a popularizar o Atari no Brasil e no mundo.

Cartuchos de vários fabricantes diferentes

O Atari dominou o mercado por muito tempo, por não ter concorrentes e por contar com vários fabricantes que adotaram a mesma plataforma. Com a chegada da geração 8 bits, a Atari não conseguiu se sustentar, em algumas tentativas frustradas como o Lynx ou o Jaguar que não fizeram muito sucesso, como veremos mais à frente. A Atari abandonou sua vertente de produtora de consoles e passou apenas a ser uma softwarehouse.

Comentem, daqui a pouco tem mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!