quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Clássicos do Fliperama - parte I

Conhecido em todo o Brasil como fliperamas, essas máquinas de sonhos eram chamadas de "Playtime" na minha terra, na época da minha infância. Isso se dava porque era o nome de uma das franquias mais famosas dos anos 80. Lembro que alguns chamavam de fliperama apenas as máquinas de Pinball. Passávamos boas horas nesses estabelecimentos, que se tornaram bastante raros nos dias de hoje, visto à maior acessibilidade aos videogames e claro, à grande proliferação dos computadores e Internet, que proporcionam outros tipos de entretenimento sem sair de casa.

Lembro-me de vários títulos que poderia chamar "clássicos", mas levaria uma eternidade para descrevê-los e fazer uma análise que os mesmos merecem. Farei uma tentativa de citar alguns que marcaram minha infância e da maioria dos meus amigos.


Double Dragon

Esse todo mundo lembra, pois foi uma febre mundial. Ganhou versões para consoles, virou filme (podre por sinal), e ficou no imaginário da década de 80. O game tinha aquele roteiro meio furado, estilo filme B, onde a namorada de um dos mocinhos(que eram irmãos) era sequestrada por uma gangue, desencadeando um massacre sem precedentes. Billy e Jimmy eram os nomes dos heróis, que vestidos com roupas fashion, um todo de vermelho e outro todo de azul, saiam dando sopapos em todos que apareciam em seus caminhos. Nada de ligar para a polícia ou divisão anti-sequestro, o lance era fazer justiça com as próprias mãos.

O sequestro da gatinha

O jogo garantia diversão e muito dinheiro para os donos dos estabelecimentos porque era extremamente viciante e não era muito fácil. Apenas 3 vidas para passar por um monte de marmanjo com metralhadora nas mãos não era nada fácil. Um dos vilões ficou bastante marcado por ser mais difícil de enfrentar do que a maioria, inclusive até que alguns "chefes" de fase. "Abobo" era o nome da figura.


Um Abobo era ruim de enfrentar, imaginem dois ao mesmo tempo!


Como alguns clássicos, o Double Dragon virou um filme de Hollywood em 1994. Os dois irmãos eram interpretados por Scott Wolf ( da série V) e Mark Dacascos(que dispensa apresentação).


Mark, eu era seu fã até me lembrar deste filme!

Até hoje estou pra ver o remake de Double Dragon, visto que ele foi influência para dezenas de jogos que vieram depois. Com a popularização das plataformas e jogos em 3D, esse clássico 2D foi jogado na geladeira, ou quem sabe foi direto para o caixão.


Comentem! 





2 comentários:

  1. SAbe onde consigo baixar esse jogo, nao acho na versao ARCADE em nenhum lugar...

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo. Creio que vc pode encontrar a versão para o Mame. Procura no Google! Abraços

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!