terça-feira, 11 de outubro de 2011

F1 2011, a Codemasters no caminho certo

Na tentativa de repetir o sucesso de F1 2010, a Codemasters acaba de lançar mundialmente o F1 2011, para várias plataformas. O jogo vem repleto de novidades, com um novo tratamento gráfico e diferentes recursos, promete ser um dos grandes jogos de corrida dos últmos tempos. Não foi feita uma remodelagem total, mas os toques dados pela Codmasters mostrou que a empresa está no caminho certo na franquia.

Caixa do jogo para PS3

Logo no início do jogo se vê a diferença. Foi criado um tipo de VIP Pass, que vem com o jogo original, e que é solicitado para que o jogar possa utilizar os recursos online. Isso foi lançado na tentativa de combater a pirataria e dar uma freada no comércio de jogos usados. É possível jogar todo conteúdo offline e fazer atualizações sem o VIP Pass, mas quem desejar jogar online e não tiver o mesmo, deve pagar a quantia de USD 9,99 (pelo menos na PSN Americana).

Em relação aos gráficos, a versão de 2011 vem mais trabalhada, com circuitos e carros com maiores detalhes, bem fiéis à realidade. O jogo possui animações novas, o que dá uma nova vida ao jogo, como as comemorações ou lamentos dos pilotos após cada corrida, apesar que o pódio foi mais uma vez ignorado pela softwarehouse. 


Comemoração dos pilotos após uma prova


No menu principal, você pode escolher em seguir uma carreira, correr em algumas pistas ou fazer tomada de tempo.

No modo carreira, o jogo mantém praticamente as mesmas coisas da versão de 2010, com algumas mudanças. A agente do piloto deu lugar ao notebook em que o mesmo recebe e-mails da equipe, propostas de novos trabalhos e notícias veiculadas pela imprensa. Desta vez você não tem como escolher quantas temporadas deve correr, mas deve cumprir o objetivo de ser campeão mundial em cinco temporadas, o que trás um desafio maior para o jogador. Além disso, o jogador pode escolher uma série de capacetes que podem ser trocados a cada novo circuito.


A jogabilidade sofreu algumas alterações interessantes, visto que esse ano na F1 foram adicionados os recursos do Kers(em todos os carros, já que em 2009 apenas algumas equipe o adotou) e da asa traseira móvel. O Kers pra quem não sabe, é um recurso que cada carro possui, que é composto por um tipo de bateria que acumula a energia cinética(gerada em cada frenagem) que seria desperdiçada em cada volta, transformando a mesma em potência que pode ser utilizada no motor do carro, dando ao mesmo mais cavalos. Esse recurso é bastante interessante pra ser utilizado em ultrapassagens ou retomadas de velocidade ao se sair de uma curva de baixa e pode ser utilizado com limite a cada volta.

A asa móvel, também conhecida como DRS, é um sistema em que o aerofólio traseiro se "abre" para que o arrasto aerodinâmico diminua e consequentemente a velocidade do carro aumente. Porém há algumas restrições para o uso da mesma, sendo liberada em todo o circuito nos treinos de classificação, e em alguns pontos previamente decididos pela direção de provas na própria corrida. Além disso, como na corrida é um recurso usado unicamente para proporcionar a ultrapassagem, o DRS só é ativado em cada carro, quando o mesmo se encontra a pelo menos 1 segundo do carro da frente. Em períodos de chuva, o DRS é totalmente proibido.

Uma novidade que provavelmente foi atendendo ao pedido de fãs, foi a inclusão do safety car, que no fim das contas acaba por influenciar diretamente no resultado das corridas.

A inclusão do safety car

Esses novos recursos trazem novas possibilidades mas também algumas complicações para o jogador que se acostumou com a versão de 2010. São dois botões a mais a serem usados e de forma estratégica. De certa forma podemos sentir o drama dos pilotos para se acostumarem a esses novos recursos na temporada de 2011.

Fora isso, a jogabilidade permanece a mesma, apesar de eu ter sentido que o carro está mais "rebelde" do que no ano passado, mesmo com todos os recursos de ajuda ligados. Os novos pneus da Pirelli fazem diferença também no jogo, sendo desgastados mais rapidamente e obrigado o jogador a ser mais cauteloso com as zebras e a sujeira na pista.

Uma boa novidade para os jogadores brasileiros é que todo o jogo está na nossa língua mãe, só cometendo algumas gafes por parte do mecânico que se comunica com o piloto via rádio. O mesmo parece que acabou de sair de um enterro, mesmo você tendo ganho uma corrida fantástica, com um carro muito inferior aos adversários.

Apesar de algumas engasgadas, o jogo é fantástico e tem sua compra praticamente como obrigatória pelos fãs da velocidade. A cada ano que passa, a Codemasters consegue chegar mais perto da realidade.



Um comentário:

  1. Eu posso falar pois já tenho o jogo e sem duvida é o melhor, recomendo a todos.

    Paulinho

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!