terça-feira, 20 de setembro de 2011

Decathlon, o detonador de joystick!

Sempre que puder e minha memória deixar, vou escrever sobre os grandes clássicos do videogame, os grandes jogos em todos os consoles. Obviamente darei preferência aos que tive contato e contar um pouco da história e o impacto que cada um teve comigo e meus amigos. O primeiro grande clássico que eu queria destacar é o Decathlon do Atari. Como o nome mesmo diz, o jogo possuia 10 modalidades olímpicas e permitia que até 4 jogadores participacem da competição.

O velho e bom Atari!

Seu método de controle era bastante peculiar, visto que o joystick do Atari só possuía a alavanca e apenas um botão que servia para diversos tipos de ações, algo totalmente impensado nos dias de hoje em que um joystick comum deve possuir pelo menos 10 botões! A maioria das provas consistia em balançar a alavanca de um lado para o outro de modo mais rápido possível para que o atleta pudesse correr o mais rápido possível. Eventualmente, dependendo do tipo de prova, o único botão do joystick era utilizado, para que o atleta saltasse( no caso do salto em distância ou altura), ou arremessasse o disco.

 Abertura do jogo. Linda!

Nesta forma de jogar, os jogadores ficavam totalmente exaustos ao fim de cada prova, visto que a alavanca dos joysticks era "duras", principalmente no Atari original. Além disso, o próprio joystick não aguentava o tranco depois de tantas horas de jogatina e acabam por se quebrar.



Bons tempos aqueles em que ficávamos cheio de calos e dedos machucados com apenas uma partida de videogame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!