quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PES ou FIFA , quem leva dessa vez? Parte I

Com a proximidade do lançamento dos dois títulos, no próximo dia 27, essa é uma pergunta que não quer calar. Esse combate já é de velha data, sendo desenrolado ano após ano no mercado de games. 

 Capa do FIFA 2012. No jogo, Neymar foi representado muito mais forte do que ele é!

O simulador da EA, a série FIFA, por muito tempo foi considerado o patinho feio da disputa. A EA sempre prezou pela fidelidade à marca da entidade de futebol, todos os anos tendo a licença completa de seleções e clubes ao redor do mundo. Na segunda metade de 1993, foi lançado o FIFA Internacional Soccer para diversas plataformas, incluindo Mega Drive e Master System, tetando retratar da melhor forma possível as disputas.A plataforma de 16 bits do Mega Drive permitiu um grande salto na questão de simulação, já que os jogos que faziam sucesso no Nintendo, eram divertidos mas tinha gráficos sofríveis e sequer permitiam a substituição de jogadores.
Fifa 94. Os jogos de futebol ganhavam nova forma.
Até que em 1994, com o lançamento do Super Nintendo(Super Famicon no Japão), surgiu um jogo que viraria uma lenda. International Super Star Soccer(e suas variações), colocou a Konami no centro dos holofotes. Apesar de não ter seu produto licenciado para poder usar o nome dos jogadores reais, o jogo representava uma nova forma de se jogar futebol nos videogames. Talvez a falta de compromisso de representar os jogadores reais, a Konami se focou em criar um jogo divertido e viciante, que precisava de dedos rápidos para efetuar as jogadas. Foi um grande sucesso que 9 em cada 10 fãs de futebol, preferiam o ISSS ao FIFA.

 International Super Star Soccer, um vício triste!

As locadoras de videogame, que permitiam os jogos in loco, ficavam abarrotadas de malucos disputando várias partidas, uma atrás da outra. Com muita gritaria, os Super Nintendos ficavam sempre ocupados, e quase 100% das vezes com o bendito jogo.

Ao passar dos anos os jogos da EA sempre ficaram "marginalizados", apesar de uma grande apelação de marketing por parte da empresa, a possibilidade de jogar com os jogadores que atuavam em suas seleções, os jogos da Konami eram sempre os mais divertidos. Enquanto a EA investia em gráficos, representando os estádios reais, comemoração dos jogadores, a Konami investia em dribles mirabolantes e jogadas fantásticas.

Aos poucos, a Konami foi mudando o nome da série para Winning Eleven, que quando chegou ao Playstation, alcançou um novo patamar.

Fim da primeira parte.

Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!