quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PES ou FIFA , quem leva dessa vez? Parte III

Em 2003 a Konami finalmente lançou seu primeiro jogo com licença oficial da FIFA, dando uma aliviada na ânsia dos fãs "gringos" porque aqui no Brasil a pirataria ainda rolava solta, onde muitos mods faziam mais sucesso que os jogos originais. A EA, até então apagada, começava uma estratégia diferente, tentando corrigir o seu maior erro: a jogabilidade. Os grandes fãs do Winning Eleven(PES no ocidente), começavam a olha o concorrente de uma forma diferente. Os que davam mais importância aos gráficos, aos poucos foram migrando para a plataforma da EA. Os mais puristas continuavam fãs da Konami.
PES 2012

Nos últimos anos, a guerra se acirrou. A jogabilidade dos dois títulos ficaram bem próximas, a EA começou a conquistar espaço na supremacia da Konami de tantos anos. Os que preferem gráficos mais apurados tendem pra o lado dos FIFA's enquanto os que querem manter seu "purismo" continuam do lado dos PES's.

Eu tive a oportunidade de testar os dois demos que saíram na PSN e puder ver que não há grandes diferenças nos dois jogos. A EA continua investindo em gráficos melhores, enquanto a jogabilidade da Konami é mais interessante. No final das contas, a essência não muda.
 
 FIFA 2012

O que posso notar é que com o passar dos anos, as duas franquias acumularam uma legião de fãs que esperam ansiosamente pelo novo lançamento a cada ano. E fica a velha rixa dos torcedores de futebol, cada um puxando pra o seu lado, dizendo que o seu título é o melhor. O importante é que a diversão continua garantida, e as empresas não se arriscam a mudar tão radicalmente suas crias para não abalar a fidelidade de seus jogadores. Além disso, o mercado de games usados fica bem aquecido.

Bem, é isso pessoal, fiquem à vontade para comentar.

Qual será sua escolha? FIFA ou PES?

2 comentários:

  1. PES é mais Arcade na minha opinião, e FIFA mais simulador. No gênero futebol particulamente prefiro PES, mas se for comparar com outros gêneros prefiro sempre o que simula melhor a física real. Como por exemplo Gran Turismo, prefiro ele à NFS, Burnout etc..

    ResponderExcluir
  2. Pois é Bruno, penso parecido com vc. Abs!

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal, deixem seu comentário. Só não vale esculhambar!